A Cris é a assistente inteligente da PHC Software, a primeira made in Portugal.
Foi apresentada ao público em Setembro e tem despertado a curiosidade de empresários, gestores e todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte do mundo empresarial.
EM BUSCA DO PROMPT IDEAL
A Inteligência Artificial generativa chegou com uma enorme variedade de conceitos e palavras que, até hoje, eram desconhecidas. O prompt* é uma delas.
Para quem pensa que fazer uma pergunta à Cris é o mesmo que fazer uma pergunta ao Google, desengane-se: é fácil, mas não é igual.
É no prompt que reside muito do sucesso que a IA generativa pode ter no dia a dia de trabalho, é o nome da instrução que damos para conseguir determinado resultado ou acção. Ou seja, é o ponto de partida quando o objectivo é rentabilizar e potenciar esta tecnologia na empresa.
DA TEORIA À PRÁTICA, NA GESTÃO DO NEGÓCIO: MAIS TEMPO PARA GERIR MELHOR
Se é verdade que as empresas estão em constante evolução, hoje atingem uma velocidade vertiginosa. Ninguém duvida de que aquelas que conseguirem adaptar-se mais rapidamente a novos desafios e oportunidades, chegarão mais longe.
A gestão de empresas tem sido marcada por mudanças significativas, impulsionadas em muito pelos avanços tecnológicos a que temos assistido. As transformações são muitas e exigem agilidade e inovação constantes.
Automatização crescente e eficaz, análise avançada de dados, trabalho remoto versus presencial, sustentabilidade do Planeta, diversidade e inclusão, estas são algumas das muitas preocupações presentes tanto na mente dos gestores como no dia a dia das empresas.
Neste momento, assistimos ao maior aumento de produtividade, desde o aparecimento da Internet. De acordo com um estudo económico sobre o Chat GPT, realizado em março de 2023 pelo MIT Economics research, a IA generativa torna o trabalho 37% mais rápido e 20% melhor. Contas feitas, o trabalho de cinco dias é realizado em três.
Dá que pensar, não?
EXEMPLOS?
1. A área financeira da empresa precisa de tomar decisões mais rápidas e eficazes no que respeita aos fluxos de tesouraria. Para isso, basta pedir à Cris para analisar o mapa de movimentos, para um determinado período de tempo e para as várias contas de caixa e bancos.
2. Foram identificados clientes com dívidas em aberto. Agora é necessário escrever e enviar um e-mail apelativo de forma a cobrar as faturas em dívida e receber rapidamente o valor. Para isto acontecer, basta solicitar à Cris a análise aos dados do cliente e um email no tom certo para que seja eficaz.
DA TEORIA À PRÁTICA, NAS VENDAS: MAIS TEMPO PARA VENDER MELHOR
A área de vendas tem muito a ganhar com a IA generativa. Operações mais eficientes e orientadas que resultam num aumento de vendas e, consequentemente, numa vantagem competitiva para as empresas.
Ela permite analisar um grande volume de dados para perceber o comportamento do cliente. Com base nestas informações, as equipas de vendas podem personalizar suas abordagens, e fazer propostas – ou produtos – mais alinhados com as preferências individuais de cada cliente.
Vendas mais personalizadas, sim, mas também mais automatizadas, informadas e inteligentes, feedback contínuo, são factores que podem facilitar prognósticos e tomadas de decisão, fundamentais para identificar áreas de melhoria, ajustes rápidos na estratégia definida, e uma resposta ágil ao mercado.
EXEMPLOS?
3. Sou um gestor comercial e tenho a responsabilidade de analisar as vendas da empresa. Tendo por base esta listagem, quero apresentar resultados resumidos à administração de topo, numa linguagem informativa e num tom entusiasmado.
4. Foi feita uma proposta a um cliente e é necessário escrever um e-mail, com argumentos fortes, que destaque os benefícios da empresa e dos seus produtos, e que conduza o cliente a aceitar a proposta. O objectivo é que este email inclua os benefícios da empresa e que diferencie os produtos referidos na mesma proposta.
DA TEORIA À PRÁTICA, NA GESTÃO DE PESSOAS: MAIS TEMPO PARA GERIR MELHOR AS PESSOAS
À medida que a tecnologia avança, há um reconhecimento cada vez maior da importância que as pessoas têm, seja dentro ou fora da organização.
A exigência é grande, principalmente num mercado em que o talento é cada vez mais escasso e disputado. Actualmente, o vencimento é claramente insuficiente no leque de fatores que influenciam a retenção.
Hoje a segurança psicológica é avaliada, tal como o desenvolvimento pessoal, a progressão na carreira, os benefícios flexíveis, para enumerar apenas alguns. Existe um grande volume de informação para analisar pôr rapidamente em práctica, porque não há tempo a perder.
EXEMPLOS?
Como responsável pela gestão de pessoas da empresa, quero ter uma listagem das distinções atribuídas a colaboradores o que, no fundo, significa caracterizar os valores e a cultura vividos, analisar os valores mais presentes na empresa, considera para isso o campo “medalha” para responderes aos dois tópicos seguintes:
Tópico 1: cria uma listagem agrupada pelo campo “medalha” e conta quantas vezes cada tipo de medalha foi atribuída, a listagem deve ter uma medalha por linha e deve ter as seguintes colunas: tipo de medalha e o número de vezes que foi atribuída.
Tópico 2: com base nos dados da análise, faz uma listagem SWOT tendo por base a informação dos campos “medalha”, separa individualmente cada um dos tópicos da análise SWOT para ser de fácil leitura, o objetivo é apresentar um relatório à administração, para tomar medidas de melhoria e promover o bom ambiente corporativo. Nas tuas respostas utiliza uma linguagem inspiradora e motivacional.
De pouco vale uma inovação, por muito inovadora que seja, se não soubermos retirar dela o máximo partido. A Cris não é excepção.
Porém, depois de quebrada a barreira do desconhecimento, vai transformar para sempre a gestão de empresas e, claro, os seus resultados. Descubra mais sobre a Cris, aqui: https://phcsoftware.com/cris/
*INGREDIENTES – NADA – SECRETOS DO PROMPT PERFEITO
Existem 7 ingredientes que compõem o prompt ideal. Isto não significa que seja obrigatório que todos os prompts tenham os 7 ingredientes, mas quanto mais completos forem, melhor é o resultado obtido:
1. Persona – indica qual o papel que a Cris deve desempenhar quando responder à pergunta;
2. Contexto – fornece dados secundários à Cris que ajudam a desempenhar a tarefa;
3. Tarefa – dá indicação à Cris daquilo que deve ser feito, clara e diretamente na 1ª pessoa;
4. Objectivo – evidencia o porquê da tarefa, qual a razão de ser do pedido que é feito à Cris;
5. Tom e estilo – aperfeiçoa a resposta através de adjectivos, o que confere entoação e musicalidade à resposta: profissional, formal, brincalhona, motivacional, informativa, entusiasmada, honesta, etc;
6. Formato – ajuda a Cris a perceber como deve fornecer o resultado;
7. Exemplo – mostra à Cris outros cenários onde se pode basear, ajuda-a a formular a resposta, tendo como base aspetos semelhantes ou idênticos.














